domingo, 15 de julho de 2012

Causo Deutsch da semana: Abrasileiraram a telefonia alemã;; Hãn?




Pois bem,  para falar sobre o causo Deutcht da semana, preciso falar sobre a telefonia alemã.... Que é boa, barata e rápida.  Pelo menos deveria ser teoricamente. E funciona mais ou menos  da seguinte maneira:

1- Você procura uma servidora de telefonia e internet, para contratar seus serviços. Os custos em geral, são bem mais baratos que no Brasil, em torno de 19 Euros a 25 Euros. Não conheço todas as operadoras alemãs, mas as mais famosas  ou com mais lojas físicas são  a
                                           operadora O2
                e a 


                        Fodafone, para os íntimos ou liberdade literária com a ajuda do sotaque Deutsch.


 Aqual utilizei o serviço das duas, e bem, sobre a dita continua lendo a historia.Tá?

2- Aí  a criatura faz um cadastro, com nome, endereço, onde trabalha, cartão da bundsland como estrangeiro, cor da cueca ou calcinha.... e teoricamente, eles ligam para o desserviço em uma secretaria estatal alemã para instalarem modem, telefone e diabo que os partam. 

3- Depois disso, a criatura espera o tempo variável para cada cidade (já que o serviço passa pela prefeitura) para a instalação e suposta  felicidade internetes e telefonica. Quando instalam,  a criatura paga as taxas do modem e etcs e ficam feliz para sempre. Só que não. MEEEESSSMOOOO!

     Aconteceu o seguinte. Fizemos todos os passos 1 2 e 3. Mas claro, para a familia trapo, sempre existe um porem. E nesse caso, foi o nome da familia. Aqui nas Alemanhas, eles estão acostumados a terem apenas um sobrenome. Tipo Hauser, Haag, Schult ou no máximo, se você tem a familia nobre, um Von antes.. Detalhe, o nome em si também é curto como Anna, Loise, Stefan...Mas ao contrário dos lemões nós somos brasileiros né, e brasileiro adora um nome longo, bem pomposo, bem  "bunitu". Pois, a familia trapo, não fugindo a regra tem um sobrenome bunito = comprido  até para os padrões brasileiros. Sim, para ajudar, temos  dois sobrenomes ,sendo que o último composto, Lovato  Gomes Jardim. Não preciso dizer que ia dar problema né? É claro que deu..

       O problema é que a anta de olhos azuis (posso chamar assim, pois já fiquei intima depois de 3 a 4 visitas), do   atendente da O2, a operadora que escolhemos, escreveu no pedido apenas um sobrenome... Lovato. Acredito por ser mais simples, ou porque a anta germanica achou esse mais simpático a sua escrita germânica. Pois bem, o sobrenome que está no nosso apartamento é o Gomes Jardim. Explicação novamente, nos apartamentos alemães, não existem números, mas sim nomes. Ou seja você pega o endereço com a rua tal, prédio número XX e aí você vai no interfone e toca a campainha ou simplesmente colocam o post onde está o nome correspondente ao que você quer. Mas a criatura da O2 colocou apenas 1 sobrenome no pedido da prefeitura para a ligação, sendo que haviamos  avisado que precisava ser  TODO o sobrenome. Desenrolar da história,  3 marcações de visita para a instalação do modem e telefone, 3 bolos que levei (sendo que eu e o Antonio precisamos faltar a Kita, já que devido ao processo de integração da escolinha, ele não pode ainda ficar sem a mami presente), 3 visitas para a operadora que não entendia o porque dos instaladores não terem aparecido. e claro, a Sheilouca bufando mais que touro bravo, por perder dias na espera, por  não poder me comunicar com o mundo lá fora, incluindo meus dois filhos maiores que ficaram no Brasil, meu pai e minha mãe.
        Entonces, no último toco que levei, ou seja  ficar o dia  esperando, resolvi  tomar uma atitude bem brasileira, ou seja rodar a baiana (ou nesse caso a gaúcha) meeessssmoooo! E  foi o que eu fiz, claro, com Herr ao meu lado na ponta da frente. Quando entramos no lojinha, os atendentes já não sabiam mais o que fazer, sendo que o inútil que nos atendia desapareceu pela porta dos fundos, lembrando o ditado "quem tem cú tem medo "(desculpe a expressão, mas nessa hora, esqueçam a phyna). Fora a nossa  cara zuper amigável de  viral-latas brasileiros. Não preciso dizer que foi uma correria né?  E também não preciso dizer que acharam a origem do problema (o erro na escrita do sobrenome). Mas a solução do dito, que é a instalação, bem esse não foi solucionada, foi remarcada. Mas agora remarcamos só para agosto, porque fiz questão de ir na loja de telefonia concorrente ao lado da O2, a Fodafone e comprar um modem móvel, tipo os 3 G no Brasil. Não sem antes dizer para o agora simpático atendente da O2 que não pecisaríamos mais dos serviços deles de imediato, e então remarcar, rodando a bolsa da principal concorrente . Vontade não faltou de mandar para aquele lugar
 Depois dessa, a bonita aqui que veio morar nas zuropa pensando que encontraria serviços de primeiro mundo e me livraria da péssima telefonia Brasileira, vai procurar na esquina uma sessão de descarrego. Já que abrasileiraram a telefonia alemã, vai que encontro um pai de santo na esquina  da vendinha de currywurst?



.                                                Angela NÃO curtiu. E nem nós!

PS-Depois de procurar, descobri que a O2 faz parte do grupo TELEFONICA. Ou o mesmo que a VIVO no Brasil e que sempre tem um enorme grupo de reclamantes no Brasil, como você pode ver nesse link aqui. Não posso dizer que abrasileiraram a telefonia né? A Telefonica é  que faz uma merda de serviço mundial. Parabéns, pela incompetência global!



















5 comentários:

  1. Oie Sheila! Muita calma nessa hora! Você não foi a única que rodou a gaúcha com a O2! Eu também perdi as estribeiras com o (des)serviço dela! Logo quando fui morar aí, acabei dando uma de piolho e indo pela cabeça de algumas pessoas que me fizeram adquirir o serviço de internet com a O2. Eu também tive o modem móvel. Só não morri de raiva pq um dia joguei aquela merdinha pela janela do quarto. Acho que foi o pior serviço de internet que já tive. Perdi a conta de quantas vezes fui na loja da O2 reclamar, em inglês ainda mais! Mas dessa eu não sabia, que ela faz parte da Telefônica. Eu nunca tive Vivo, mas amigos que tem dizem que não funciona bem.
    Ah, sou Ana e faço parte agora do mundo dos blogs! Já dei uma lidinha no seu e achei muito legal! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana... pois é e eu que pensei que depois de ter passado pela telefonia brasileira nunca mais iria me incomodar.... Já dei uma passadinha e adorei teu blog!

    ResponderExcluir
  3. É verdade! Eu já tinha chegado a conclusão de que todas as empresas de telefonia do Brasil vieram foi da Europa. Meu celular é da vodafone e te digo como eu tive dor de cabeça com a questão da internet 3G, putz! Quando cheguei aqui na Alemanha no começo do ano, cheguei com o meu celular da Vivo que a loja credenciada da mesma disse ser desbloqueado mas ao tentar comprar um chip na Vodafone, eu descobri que não era então entre desbloquear por 100 euros e comprar um novo em algum plano por um preço menor do que 100 euros, eu acabei comprando um novo. O post é ótimo pois o tema nos leva a refletir um pouco sobre esses (de)serviços de telefonia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Marilia, acredita que as dores de cabeça só aumentaram? Digamos que o 3G da Vodafone é cheio de pilantragens,como comer a mais alguns cents e te obrigar a comprar mais um cartão de 15 E.Fora que você não consegue acompanhar teu gasto, porque ele não salva o histórico no pin.E para quem, como eu, usa a web para tudo, 1 G vai rapidinho. Dica. 3Gmodem pré-pago só para viagens. E olha lá.

    ResponderExcluir
  5. Lembrando que a Telefônica é espanhola

    ResponderExcluir