domingo, 6 de maio de 2012

Como tudo começou...

Aí que um belo dia recebemos um e-mail e marido vem com a notícia. Que achas de mudar para Alemanha. Alemanha?
Mine gott! Pensei eu. Não tinha um país mais fácil?Porque, né...


    Apesar da minha origem alemã pelo lado materno, de ter crescido ouvindo meus avós falar em alemão. Ter vivido boa parte da minha vida em uma cidade do sul do país, com quatro estações definidas e   de origens germânicas. Estudado em uma escola evangélica luterana, tendo aulas de alemão durante quatro anos  (Ufa)... Confesso, não me imaginava morando no país do Chucrute. Mas a proposta era muito boa e sendo casada com um físico, sempre soube que sua profissão, em algum momento, nos levaria para   fora do Brasil.
      Passado o choque inicial, arregaçei as mangas e resolvi pesquisar sobre o país da oktoberfest. Porque quando você pensa na Alemanha, só vem na tua cabeça:
Isso

E esse

   Mas é claro que a  Deutschland é muito mais que tudo isso. E o melhor lugar para pesquisar é na web, no santo google. Aliás, nem imagino com essa aculturação deve ter sido difícil para quem veio antes da web, porque né, internet é uma mão na roda para quem vai viajar. Nesta busca, encontrei vários sites de brasileiras que me ajudaram muito. Caso do Tudo de Bonn, do Denke Ich e do Mineirinha na Alemanha.  Ajudaram a conhecer melhor como é viver nesse país, a experiência da adaptação, as diferenças culturais, os detalhes que só quem é  expatriado pode ter. Me fizeram pensar que é melhor rir dos acontecimentos do que chorar por eles antecipadamente, com o blog Brunalemanha.
        Seja para viver na Alemanha por meses, anos ou apenas visita-la. Espero  sinceramente que este humilde blog, ajude outras Sheilas a se preparem para este tipo de experiência. Como eu já fui ajudada por eles. Obrigado Arlete, Francis, Bruna e tantas outras...

8 comentários:

  1. Querida Sheila,

    Tenho certeza que sua experiencia na Alemanha vai ser batata na manteiga. Que legal que voce resolveu escrever um blog. Vai funcionar muito pra voce desopilar o fígado e ver que muitos passam, já passaram e ainda vão passar por experiências semelhantes. Ele certamente entrará para o rol de blogs que ajudam quem vem pra cá. E é essa a maior recompensa pra nós que os escrevemos. Obrigada por mencionar o Tudo de Bonn. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muitos "estrangeiros" também pensam que no Brasil só tem futebol e carnaval. Mas sabemos que não é bem assim... De certa forma, também temos alguns "pré-conceitos" em relação aos outros países. Acho que o povo alemão sofreu (e ainda sofre) pelas atrocidades cometidas pelo austríaco Adolf Hitler. Nem a Alemanha nem a Áustria podem ser culpadas pelos atos de um homem... Vamos quebrar paradigmas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre, fizeste uma análise perfeita. Quando postei a imagem do Hitler, o Pedro até disse: Tira isso amor!Mas, estava falando exatamente sobre imagens pré-concebidas sobre o pais. Por isso,não poderia deixar "ele" de fora né? Nem o alemão vestido a caracter,a cerveja e o wurts. É claro que a Alemanha é muito mais complexa que isso,mas fazer o que se nosso cérebro tende a minimizar o significado e o significante...

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa, sempre tive vontade de fazer o mesmo com as minhas viagens...escrever, mas como bem sei que o meu dom é outro, deixo para os mais bem dotados....estou amando ler sobre suas experiências, poder acompanhá-las mesmo estando tão longe...saber que vocês estão muito bem aí me deixa extremamente feliz...tenho certeza que vocês merecem tudo de bom que está acontecendo em suas vidas!! Eu e o Alan ficamos aqui na torcida e nos apaixonando cada vez mais pela cidade que em breve iremos visitar... Alles Blau!!

    ResponderExcluir
  4. Olá... adorei teu blog. E adorei mais ainda o fato de teu marido ser físico também, e esse ser o motivo pela peregrinação pelo mundo. O fato é que assim como eu, tua formação não tem bulhufas a ver com Feynman ou Hawking, mas com certeza você deve saber tudo sobre eles, hehehehehhe. Quando casei com o Leonardo, ele tinha ganho uma bolsa de pós-doutorado na Itália (em Trieste). Mas entre o tempo de casarmos (pq na Itália são superconservadores, só poderia ir junto casada!) e implementar a bolsa, ele acabou passando num concurso para professor aqui no Brasil mesmo, e optou por ficar. Mas como boa gaúcha (e autoconfiante) já estava achando uma super aventura presenciar frios piores do que tinha no RS (quanta ingenuidade, né?). Bom, agora tenho um filhote que está com 1 ano e 5 meses, e os planos de pós doc vão ter que ficar para daqui 1 ano ou mais. Mas um dos destinos cogitados é Alemanha. Por isso já vou colocar teu blog nos favoritos e voltar para os cadernos de alemão da Dulce, hehehehehhe. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Isabel, não sabes como fico feliz de escutar de cada vivente que entra aqui e diz que adorou o blog. Achei bem legal o fato de seu marido ser físico, porque né, é um mundo meio a parte... E disseste tudo sobre a formação, venho da áera da comunicação, mas já estamos tanto tempo junto, que traduzo o Pedro as vezes. Sinta-se em casa e venha sempre que puder. Se vieres para a Alemanha, tenho certeza que gostaras muito. Aliás, teu marido é de qual Universidade do Brasil? UFRGS, UFSM, UFPel Unipampa, etc,etc..

      Excluir
    2. Então... além do marido ser físico e eu ser graduada em Direito (pq ainda não tenho carteira da OAB, ou seja, não sou nada ainda, hehehehhe), eu sou gaúcha e ele carioca. Ele está na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), aqui no Rio mesmo.

      Excluir