quinta-feira, 17 de maio de 2012

Causo Deutsch: DIE STINKY



    Belo dia Sheiloca acorda e  iniciando os preparativos do dia , a tríade mamadeira- fralda- café, nota um cheirinho estranho na cozinha. Aliás, cheirinho estranho é pouco, um budum mesmo,  stinken  em alemão, stink em inglês  ou  em bom português,  fedor dos bravos. Aí que quando meu narizinho, que não é dos melhores para tratos olfativos,  acusa com tamanha eminência um cheiro, é porque já empestiou a casa inteira. Saí literalmente a caça do mau cheiro.
    Depois de muitas fungadas em cantos improváveis, finalmente noto que a origem da catinga vem da geladeira. Meine Gott! Fazer o que né,  bora limpar geladeira. Daí que limpar geladeira é aquela coisa legal para se fazer as 7 e meia da manha, só que não. E tira os comes, bebes e afins para fora, e limpa, e passa pano, e desliga e tira água, e passa produto, e limpa embalagens, e reune a galera e coloca tudo de volta.

Pronto.

Missão comprida.

   Eu escrevi COMPRIDA. Não acabada, nem muito menos cumprida. Porque o cheirinho continuava lá, enauseando o ambiente. E daí que Sheila resolve, já que havia começado, declarar guerra ao budum. Coloquei a roupintcha de rambo brasileira e saí atirando sem ao menos saber para onde. E limpei chão, e teto, e parede, e olhei fralda do Antônio (vai que era ele), banheiro e depois,  banho em todo mundo. Sentia o fedorzinho dentro de mim.
  Bem, aí que depois de tudo, da manhã inteira na batalha, ele continuava em pé. Sim, meus amigos, o fedorume continuava. Aí joguei a toalha. DESISTI. Mesmo. Não vou dizer que o cheirinho ( vou chama-lo assim a partir de agora, já que o estava considerando parte da familia), não incomodava, mas estava resignada. Havia perdido a batalha contra o budum misterioso.
  E aí que passaram-se as horas, e foi outro dia, e esse dia passou também e depois do dia, claro que vem a noite né. Mas não era uma noite qualquer. Era a noite do queijo e salame da familia trapo!
     Aqui na Alemanha, como em toda Europa, não faltam produtos de delicatessen. É tanto salame, copa, queijos variados, (eu adoro os queijos moles), patês e creem cheeses que resolvemos, uma vez por semana, em vez de jantar, fazer nos esse agradinho. Bem, daí que arrumando a mesa, abro os pacotes de comilança e... PIMBA, ou no caso Voilá. Finalmente encontrei, de topada por sinal,  a origem do budum, ops, do  cheirinho:

                                                                          CAMEMBERT "LE RUSTIQUE". DIE STINKY

     O culpado era o  maravilhoso  camembert francês . Embalagem linda, gosto  apurado, molinho por dentro, crosta de fungos Camembertii  Penicillium branquinhos e cheiro de tênis sujo depois de uma maratona olimpica. Agora, carinhosamente apelidado por nós  de  DIE STINKY .


6 comentários:

  1. Quem vê cara, não vê coração...literalmente Frauzita!

    ResponderExcluir
  2. Eu passo mal com o cheiro desse queijo que o meu marido adora. A solução é guardar em uma vasilha plastica bem fechada e sair de perto quando abre. Ou não comer mais o maldito. Aliás, Abendbrot é todo dia aqui. A exceção é fazer janta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da lavada que levei do dito cujo,agora só entra os fedidos (que adoro) na tupper. Nós fazemos janta ainda, Arlete, porque o Herr almoça no instituto, então durante a semana, o jantar é a nossa refeição em familia.Mas trocaria fácil, fácil pelo Abendbront...

      Excluir
  3. Até a revelação do culpado, fiquei imaginando o que poderia ser... hehehe. Mas esse queijo compensa o mau cheiro. Ainda mais quando combinado com torradas, vinho e salame. Beijocas para a família.

    ResponderExcluir