quarta-feira, 9 de maio de 2012

1 MÊS DE ALEMANHA!





Ehhh! E hoje nossa familia trapo completa um mês na Alemanha! Passou rapidinho, quase que voando... neste tempo, aprendemos muito, pisamos na bola n vezes, rimos  e choramos, sempre juntinhos,  que nem pobre em barraco de sapê. Foi assim, entre tentativas e erros e claro, muita cara de pau, que conhecemos um tiquinho da cultura dos alemom...Um tiquinho, que vou compartilhar com vocês...Porque  somos nós que fazemos aniversário, mas é você que ganha! Quase  um programa de auditorio (NOOOT)
E aí vai;


                                         TOP SEVEN ALEMOM! 
               Coisas que você nunca quis saber,  mas mesmo assim vou te contar!
          

      1-    A eficiência alemã existe mesmo!

Sim, ela existe e nunca vi eficência tão eficiente  (redundância, né). Aqui tudo funciona, do horário do trem à coleta de lixo. Até a burocracia aqui é eficiente, você marca um horário no burgerservice ( a prefeitura) e é atendindo naquele horário. E se algo não sai de acordo com  a qualidade alemã de eficiência., bem aí provavelmente não foi executado por um “lemom”

2-     A cerveja e comida  são ótemas e baratas

 Seguinte neguinho. Pensa na melhor cerveja brasileira que você já bebeu aí nos trópicos..Pensou? Então pensa que essa é a pior cerveja que você irá beber por aqui. Sim, porque enquanto no Brasil você encontra cerveja propagandeando seus 50 anos de existência  a média de idade alemã  é de 200 anos para cima,  300 anos... Tem também uma de 1050, que é a Weltenburger Kloster




E ainda, a cerveja  é  quase mais barata que água. E  mais, você compra uma caixa no mercado por 5 E (com 20 cervas) e se você devolver os frascos, ganha de volta 3,10E...É o paraíso do Pedro na terra...
    A comida aqui também segue a mesma linha.Como é subsidiada pelo governo, você consegue com 10 E comprar umas 3 vezes mais do que no Brasil.. Fora que os pratos nos restaurantes são ennoooooormes! Mas falo sobre esse assunto em outro post, tá?

3-     O alemão é GREEN!



Não, eles não são torcedores do Juventude. Estou falando de ecologia, cuidados com o  meio ambiente, energia limpa. Sério, chega a beira do fanatismo. O alemão é vidrado nisso, são os xiitas ecológicos do mundo (não que acho isso ruim, pelo contrário). Todo mundo anda de bicicletas e  o principal meio de transporte é o coletivo. Amam produtos BIO, (o cheiro dos produtos de limpeza  não é dos mais agradáveis, mas tua consciência  fica tranquila,tranquila), e adoram  manter-se em contato com a natureza, é flor, é árvore, é bosque que não acaba mais. Fora que amam animais, lembra do urso Knut? 
É tipo assim,paixão nacional. E claro, reciclagem é um assunto sério... você ganha dindim reciclando...


4-     O Alemão NÃO é um povo fechado! Deixa eles começarem a falar, deixa!





      ´Desmitificando a ideia  do imaginário coletivo, o alemão não é um povo fechado.. espera ele começar a falar que você vai ver a verborragia dos Deutsch. É claro que eles não são latinos, né . Aquela coisa de chegar abraçando, beijando, tocando. Mas são extremamente cordiais e atenciosos. É tanto Bitteschön, Dankeschön, Entschuldigung que às vezes fico tonta…E na rua, mesmo desconhecidos te comprimentam, com um leve sorriso e um aceno de cabeça.. Tudo bem, moro em uma cidade pequena, quem sabe os grandes centros não sejam assim. Mas viu, no Brasil, nem em cidade pequena acontece isso...

5-     Moda meio duvidosa




Seguinte, eles são práticos.O alemão prioriza o conforto. SEMPRE. Então esquece aquele salto agulha 10 na rua durante o dia. Em dias frios,confesso que gosto da moda alemã, eles estão no habitat  deles, ou seja  são super charmosos, com sobreposições, estampas e encharpes... Mas quando esquenta... Bem, daí me sinto nos anos 80. É uma quantidade de vestidos com legs, cores misturadas esquisitas, sapatos croks com meias, sandalias feinhas, feinhas... de chorar, viu... Mas, não posso falar muito porque a moda funk periferia  brasileira também me dá dor nos zoios...



6-     A Deutschland inteira é obcecada por previsão do tempo



 E os brasileiros também o seriam, se tivessem um clima como é aqui.Sim, porque inverno chega a menos 20º , ou seja, um nasco de sol sempre é bem vindo para quem fica meses sem ve-lo. Por isso a alemoazada corre para os parques e bosques assim que o sol aparece e a temperatura se eleva. Como chegamos no inicio da primavera, o tempo não havia se definido ainda...E aí que pegamos o terrível mês de abril. Que como os lemões falam

                                 April, April der macht was er will!

Algo como Abril, abril, faz o que quer. Traduzindo, em um dia pode chover, nevar, ficar frio e depois sair um sol e esquentar.. As quatros estações em um mês...Não é toa que o assunto comum é a previsão do tempo. Quer papear com um alemão, começa  falando do tempo. BATATA!


7-     O NAZISMO não morreu!




 Agora te atenta que o assunto é sério. É,você não está louco. Eu escrevi mesmo isso lá em cima. Porque é verdade.. E já senti na pele o temor que são os neonazi. Fora as poucas noticias que você pode ler aqui. e aqui. É claro que não quero generalizar, pois a Alemanha é um  país que acolhe e bem muitos estrangeiros. Mas existe esse grupo estranho, pequeno, mas bem ativo. Esse é um assunto bem complexo que prometo abordar em outro post, ok?

 Enfim  pessoas, poderia ficar dias escrevendo  sobre os  Deutsch, mas  vou aos poucos, para ter mais surprise! Até porque serão longos meses na terra da bunda fria e vou falar muuuito sobre eles. Quem sabe escreverei usando sapatos croks e meias.. Vai que eu goste?












6 comentários:

  1. Olá, sou uma gaúcha em direção a Alemanha e adorei o blog, andei lendo uns posts esse dia, mas esse aqui foi um que achei bastante interessante e útil (:
    E fiquei curiosa sobre o último ponto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica, fico feliz que gostaste. Assim como você,antes de vir para cá, também fiquei meses pesquisando em blogs,o qual me ajudaram muito. E o blog tem a pretensão de ser informativo sim, mas de uma maneira mais leve, fugindo da formalidade do texto jornalistico...Sobre o último assunto, ninguém havia me contado e me chocou bastante porquê topei com (ainda bem que não estava com seu grupo. E fiquei bem preocupada. Tu vais para qual cidade da Alemanha?

      Excluir
  2. Sheiloca, que leitura interessante que tens nos proporcionado. Escreves muito bem e deixa o leitor com vontade de saber mais. Ainda quero ver tuas fotos com croks e meias...kkkkkk, uma legítima "Frau Physiker in Deutschland" (conforme o nosso bom e amado google).
    Küssen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha! Vivi... eu também. E se caso algum dia a use, pode deixar posto a foto.

      Excluir
  3. Muito legal seu post. Morei uns 6 meses na alemanha no norte, no momento estou no Brasil, mas agora dia primeiro de junho estou novamente voltando definitivamente. Olha juro que gostaria que muitas pessoas desse uma lida nesse post pq aqui onde eu moro tem tanto preoconceitos contra os alemães. Acho que pelo fato de eu ser morena. Já tiveram a capacidade de me falar na cara que muitos pessoas fechariam as portas por causa da minha cor, isso pq eu sou morena clara. E sabe o que é mais interessante, essas pessoas nunca pisaram na alemanha. Só vivendo ai para saber não é mesmo?!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com cerveja, ops, com certeza Gigi. Só estando e principalmente vivendo aqui para saber. Para essas pessoas que mantêm esse pré-conceito em relação aos alemães, pode imprimir o post ou passar o link. Sei bem que a palavra escrita funciona bem mais do que a pessoa conhecida apenas falar. Fiz isso com post de alguns blogs para mostrar para alguns parentes meus. Foi um ótimo, cala-te boca...

      Excluir